Compra no streaming

Devido ao isolamento imposto pela Pandemia do COVID 19, as compras online cresceram e conquistaram muitos clientes nos últimos anos. Segundo levantamento feito pela consultoria eMarketer, em 2020 as vendas online representaram 17,8% do comércio mundial. Agora, em 2022, esse número deve subir para 21%, levando o comércio eletrônico global a US$ 5,5 trilhões em receita bruta. Valor quase quatro vezes maior que o PIB do Brasil.
Parte dessas vendas foram feitas por meio do Shop Streaming . Serviços de streaming , como Netflix e Amazon Prime, já conhecemos. É uma transmissão instantânea de conteúdo digital, quando e onde o assinante quiser. Uma ferramenta que pode acabar com as grandes cadeias de rádio e TV. Ou, pelo menos, forçá-los a uma adaptação irreversível.
Segundo o SEBRAE , o Shop Streaming , tendência que surgiu na China, é uma ferramenta que utiliza “ tecnologia de transmissão com o objetivo de promover vendas online. É um vídeo feito em tempo real, que mostra os produtos de uma determinada empresa e permite que os clientes interajam e comprem o que está sendo anunciado ”. Se você pensou que isso era semelhante aos canais de compras da TV a cabo ou programas de televendas abertos, você está certo. A diferença está na imersão que o consumidor faz nessa transmissão ao vivo. Afinal, na maioria dos casos, Shop Streaming alcança clientes em potencial por meio da tela do celular. Vale lembrar que, segundo pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, 56% dos brasileiros fizeram compras virtuais via smartphone no primeiro semestre de 2021.
Este ano, pelo menos 160 bilhões de dólares chegarão por meio de transmissões ao vivo feitas por serviços de streaming. São lives de entretenimento, com músicas e entrevistas. São vidas puramente comerciais . Ou quase. No Shop Streaming, o produto é o protagonista. Então ele será exibido dessa forma, como um show, com muita informação sobre o item e a interação com os consumidores. A estratégia é dar ao cliente a sensação de uma compra física, deixando-o tranquilo, mas completamente envolvido.
Estamos falando de uma tendência que não só traz benefícios para as empresas, mas também abre vagas no mercado de trabalho. Dois milhões de empregos foram criados somente na China graças a esta ferramenta.
No Brasil, grandes empresas já adotam essa técnica de vendas. Corporações como Magazine Luiza, Americanas, Riachuelo e ChilliBeans. Devido ao tamanho de suas operações, essas redes de negócios usam seus próprios aplicativos e canais do YouTube para transmitir as vendas ao vivo. Mas isso não significa que empresas menores também não possam usar essa tática.
Existem até empresas no Brasil que auxiliam os lojistas com o serviço Shop Streaming. É o caso da Irroba, plataforma de e-commerce lançada com o apoio da Pagar.me, tecnologia de pagamentos digitais do Grupo StoneCo. Cinco clientes estão testando o trabalho desenvolvido por esta startup virtual: Ótica 5G, Becaps, Day2Day, CNS Sapatos Masculinos e Rosê Alianças. Segundo o site ecommercebrasil.com.br, “O live commerce, com vendedores e influenciadores em transmissões ao vivo, é um formato bastante conhecido para apresentação de produtos à distância. No entanto, o produto Shop Streaming (criado por Irroba) se propõe a ser ainda mais personalizado e imersivo. Na página de compra do site, o cliente pode solicitar o contato de um vendedor. A partir daí, é criada uma sala de espera e, em poucos minutos, o cliente é atendido por um vendedor com o produto escolhido em mãos. As dúvidas podem ser sanadas em tempo real e de forma totalmente personalizada, no contato direto entre vendedor e consumidor. Além disso, a tecnologia conta com um sistema de Inteligência Artificial. Com essa tecnologia, os vendedores poderão identificar se seu serviço está conquistando ou não o cliente do outro lado e assim realizar vendas mais assertivas, entregando o que o consumidor realmente espera” .
Venda personalizada. Isso faz toda a diferença. Mas é apenas mais uma opção dentro desta técnica. A ideia, em resumo, é construir um vínculo digital com o consumidor para que ele volte a comprar pela ferramenta. Mas algumas dicas, dadas pelo SEBRAE e pelo site unifor.br, são importantes nesse processo, mesmo que se trate da terceirização do serviço:
- USE EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE — A primeira dica é utilizar um celular e equipamentos que proporcionem boa qualidade de imagem, som e iluminação. Com o crescimento das lives, o mercado de acessórios passou a oferecer diversas soluções a preços atrativos, incluindo tripés para celulares ou câmeras e acessórios especiais de iluminação. Depois de prender todos os equipamentos, tente o melhor ângulo onde seja mais fácil mostrar os produtos em detalhes. Procure também criar um roteiro para mostrar que você domina o assunto e evitar momentos de inatividade ou confusão, que podem fazer com que as pessoas abandonem a live.
- ATENÇÃO TAMBÉM AO PALCO – Uma ambientação que complemente as cores do produto, com objetos que façam o público se sentir representado, ajuda a produzir um visual mais agradável de se ver.
- TENHA UMA EQUIPE PARA AJUDAR NAS RESPOSTAS EM TEMPO REAL – Além de não ocupar a memória do dispositivo móvel do cliente por não necessitar de download, é capaz de acompanhar os produtos e vantagens apresentados em tempo real e interagir, tirar dúvidas e amadurecer a ideia de comprar. É muito importante que várias pessoas participem no momento da live, para que pelo menos uma pessoa fique encarregada de responder e sanar as dúvidas que surgirem durante a transmissão. Essa devolução ao cliente pode garantir a venda, ou retirá-la da transmissão caso ela não ocorra.
- OFERECER VANTAGENS AO CLIENTE QUE COMPRAR DURANTE A LIVE – Além dos descontos especiais ao vivo, que atualmente são bastante esperados pelos consumidores, também está sendo levantada a ideia de inserir uma rifa para os participantes, ou descontos e produtos em lojas associadas . consolidado como um diferencial.
- ENGAJE A AJUDA DE INFLUENCIADORES DIGITAIS – Os influenciadores digitais podem ajudar sua empresa ao anunciar ao vivo e até mesmo durante sua apresentação. Como a grande maioria tem milhares de seguidores, isso pode ajudar a aumentar o alcance da sua marca e fazer com que mais pessoas participem e comprem o seu negócio durante a live .
- OFERECER OPÇÕES DE ENTREGA DE PRODUTOS PARA PESSOAS DE OUTRAS CIDADES – Lembre-se que a transmissão é feita online e atinge pessoas do mundo todo, próximas ou não do seu negócio. Então, antes da live acontecer , crie métodos de como serão feitas as entregas para pessoas de outras cidades, por exemplo, se você só tem loja física. Se você tem e-commerce, isso não será um problema.
- BUSCA DO EQUILÍBRIO – Mesmo que o foco da vida seja a venda de produtos, lembre-se que o excesso de propaganda leva o cliente a uma sensação de desconforto. Dessa forma, equilibrar estrategicamente o entretenimento ao vivo com as vendas torna-se essencial.
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