Central de Dúvidas
1 – Armazenagem Convencional ou Automatizada?
Comecemos pelos armazéns convencionais. Normalmente são grandes barracões que podem ou não ter estantes metálicas em seu interior. Depende do produto estocado. As operações cotidianas realizadas não dependem de robôs, mas de seres humanos devidamente treinados para as diferentes funções presentes na Intralogística. É claro que máquinas serão necessárias para fazer a movimentação de produtos, como empilhadeiras, por exemplo. Também é possível instalar aqui esteiras transportadoras, que em Logística chamamos apenas de Transportadores. Mas em tudo prevalece o trabalho manual. Se você tem acesso a um terreno barato e não possui um grande fluxo de produtos pode ser a melhor solução. Normalmente é mais barato e apresenta inúmeras alternativas para agilizar os trabalhos. Tudo depende de que mercadoria estamos falando (peso; dimensões; prazo de validade dos produtos; possíveis restrições de acondicionamento, como refrigeração e fragilidade; giro de estoque; fluxos de entrada e saída do estoque).
Em um armazém automatizado você obrigatoriamente precisa de softwares de controle e gestão robustos, como um WMS. Também é interessante a aquisição de um AS/RS (Automated Storage/Retrieval System), que consiste na automatização dos processos de carga, classificação, armazenamento e embarque através do uso de equipamentos robotizados e software de gestão. Com este sistema automatizado de coleta e armazenamento, se reduz a necessidade de mão de obra e se eleva a produtividade e eficiência, já que pode operar constantemente para garantir que o trabalho seja realizado a tempo e bem feito. Veja Mais!
2 – Por que investir em automação?
Os avanços tecnológicos têm a força de modificar toda a forma de agir da humanidade. Com novas tecnologias e maior eficiência nas tarefas, fica cada vez mais evidente uma tendência ainda maior de diminuir a interferência humana em vários processos, e é aí que surgem as inovações, das quais buscam maior produtividade, simplicidade e automatização de atividades.
Atualmente, a automação aparece sendo uma atividade cada vez mais comum, sendo empregada nos mais diversos processos. Essas mudanças são possíveis graças aos avanços na tecnologia, assim, desde processos simples aos mais complexos, podem ser automatizados. O principal objetivo desse processo é gerar maior eficiência nos negócios e captar e compartilhar informações em tempo real com a sua equipe. Veja Mais!
3 – Quais são os conceitos e princípios básicos que precisam ser considerados na armazenagem?
Durante muito tempo o conceito de Armazenagem foi confundido com o de Estocagem. Confusão parecida ocorria entre as expressões Logística e Transporte de Cargas. Graças aos trabalhos acadêmicos de Administração, bem como à divulgação de serviços e produtos feita em sites empresariais, a linguagem técnica da área tem sido melhor compreendido pelo público leigo. Porém, para evitar falhas de interpretação, retomemos rapidamente essa polêmica. Logística é uma área vasta que, segundo o Council of Logistics Management, pode ser definida como a “gestão da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento de produtos, serviços e as informações relacionadas, desde o ponto de origem até ponto de consumo, de modo a atender às necessidades dos consumidores, eficientemente e eficaz”. Notem que nesse contexto a movimentação de cargas e toda a infraestrutura necessária para que ela ocorra é uma apenas uma parte do processo.
O mesmo ocorre com a Armazenagem (um dos componentes da Logística) em relação à Estocagem. De acordo com Reinaldo Moura, Armazenagem é a denominação genérica e ampla que compreende todas as atividades realizadas em um ponto (armazéns, depósitos ou centros de distribuição) destinado à guarda temporária, movimentação interna e à distribuição de materiais dos mais diferentes tipos. Já a Estocagem é apenas uma das etapas do fluxo de Armazenagem. Para ser mais específico, aquela onde os produtos são guardados provisoriamente de forma estática. Veja Mais!
4 – Como fazer a gestão do Picking e Packing?
Existe uma certa confusão quando usamos as expressões picking (escolhendo, em Português) e packing (embalando). É importante deixar claro que estamos falando de assuntos distintos, porém interligados. Picking é uma das operações do setor de Logística onde ocorre a separação de mercadorias que serão destinadas aos clientes. Mas antes do envio estes produtos precisam passar pelo setor de packing, onde se faz a embalagem do que foi encomendado. Resumindo, picking = separação, packing = embalagem. Ficou claro? Ótimo! Então vamos ao trabalho.
A análise de caso concreto de sua empresa vai definir o modelo mais indicado de picking e as sugestões acima podem melhorar a gestão desse processo operacional. É fundamental que a estratégia definida busque um equilíbrio entre eficiência e agilidade. Mas antes de sair do armazém o produto precisa passar pelo setor de packing, que também é muito importante. Aliás, o ideal é que duas áreas (de picking e packing) fiquem próximas uma da outra. Nenhum cliente quer receber um produto quebrado por conta de falhas na embalagem. Veja Mais!
5 – Qual o melhor sistema transportador para separação de itens?
O Sorter é um sistema automatizado de separação de pedidos que se encarrega de distribuir cada caixa, pacote ou embalagem, em diferentes estações, portas ou docas para o transporte de encomendas.
Esta tecnologia utiliza sensores que identificam características dos itens movimentados, que por meio de parâmetros definidos no sistema ativam os desviadores, transferindo os produtos entre as esteiras nos pontos programados, usando para isso maquinário de leitura ótica, células fotoelétricas, balança ou ainda um medidor de volumes.
Parece coisa de grandes companhias, como a Amazon? Sim. O custo de implantação pode ser alto? De novo, sim, mas nem sempre. Isso não significa que tal tecnologia não possa ser aplicada também em empresas de menor porte. Tudo depende do projeto que será desenvolvido. Uma coisa é certa: os benefícios operacionais pagam o investimento sem qualquer dificuldade. Veja Mais!
6 – O que é o WMS (Warehouse Managment System)?
O WMS (Warehouse Management System) é um software de gestão usado em Logística, particularmente em unidades de armazenagem. Na prática, ele faz o controle diário de processos e operações que envolvem o estoque e a logística de um negócio, desde a fabricação ou recebimento dos produtos até a entrega ao consumidor. Em português, estamos falando de um SGA, Sistema de Gerenciamento de Armazéns. Trata-se de um software robusto, que normalmente trabalha integradamente com outro potente software, o ERP (Enterprise Resource Planning), usado para o controle e planejamento de recursos empresariais, controlando o fluxo de informações em uma corporação entre diferentes departamentos.
O Warehouse Management System inicia suas operações se conectando a um banco de dados. A partir daí são registradas todas as movimentações que acontecem em um armazém. Esse controle pode ser realizado de diversas formas, desde o uso de código de barras até etiquetas com tecnologia RFID (Radio Frequency Identification). Para garantir a rastreabilidade, o WMS atribui um código único para cada um dos itens do armazém, os SKUs (Stock Keeping Unit ou Unidade de Controle de Estoque). Veja Mais!
7 – Como o Drive-in/Drive Through pode ajudar no aproveitamento de espaços e área de estocagem?
É importante entender que tanto o Drive-in quanto o Drive Through são sistemas de armazenamento compactos em profundidade ideais para produtos paletizados. Dessa forma, conseguem garantir que os itens sejam mantidos uns sobre os outros coordenadamente, protegendo produtos e mantendo a organização.
Empresas que trabalham com grandes volumes de um mesmo item, entrada e saída de um alto número de produtos e pouca variedade de SKUs podem ser beneficiadas diretamente, especialmente em operações de Armazenagem Expedição por bateladas. Isso acontece, pois ambos têm uma forma específica de operação que evita a retirada desordenada de produtos, sempre priorizando uma operação organizada. Veja Mais!
8 – Quais são as principais vantagens da Armazenagem Dinâmica?
Este movimento, feito apenas com a ação da gravidade, demonstra a eficiência e a sustentabilidade do sistema, que, além de não utilizar nenhum tipo de energia externa para fazer a movimentação dos paletes na estrutura (representando assim uma grande economia de energia e combustíveis das empilhadeiras), demanda pouca ou nenhuma manutenção ao longo de sua vida útil, representando assim o menor custo operacional existente entre os sistemas de armazenagem e movimentação de cargas.
A tecnologia dinâmica é considerada, enfim, o “estado da arte” em termos de sistemas de armazenagem, pelas características já descritas e também porque tem a função de movimentar as mercadorias paletizadas no mesmo sistema, com eficiência e sustentabilidade. Veja Mais!
9 – Como definir uma armazenagem estratégica para as operações logísticas?
Uma armazenagem estratégica é aquela que considera uma gestão facilitada e analítica da armazenagem dos produtos. No varejo ou no atacado, a adoção de ações concisas e centradas nas necessidades do público em questão pode influenciar as 5 atividades dos centros de distribuição: recibo, movimentação de mercadorias, estoque, colheita, expedição.
Cada um desses pilares requer formatos de trabalho específicos. Eles determinam o caminho dos itens até chegarem ao cliente, portanto, a logística utilizada deve atender às especificações locais e otimizar a rotina.
Algumas ações positivas conseguem organizar os produtos e melhorar seu manuseio e entrega. Os projetos estratégicos complementares funcionam de forma planejada, com cada atividade previamente escolhida para evitar gargalos na manutenção e identificar possíveis perdas de estoque em determinadas situações. Veja Mais!
10 – Quais são os Softwares de Gerenciamento e Controle de Armazéns?
Warehouse Management System e Warehouse Control System. Respectivamente, WMS e WCS. Guardem essas siglas. Estes dois softwares fazem parte do cotidiano de quem lida com Intralogística. Estamos falando de softwares capazes de facilitar enormemente a gestão de pessoas e equipamentos em armazéns ou Centros de Distribuição.
Um WCS é responsável pelo controle dos equipamentos em ambientes automatizados, coordenando os movimentos de classificadores, transportadores e transelevadores (para caixas, miniload ou paletes), por exemplo. A função primordial de um Warehouse Control System é ajustar a sincronia entre os diversos programas de computador, presentes em unidades de armazenagem com tecnologia de ponta da informação. Veja Mais!
11 – Centros de Distribuição: centralizar ou descentralizar?
Esta é uma discussão acadêmica e profissional intensa nas áreas de Administração e Logística. Não existe um consenso. O que há é a análise de situações específicas. Cada empresa com sua realidade. Mas alguns aspectos podem ser analisados na hora de tomar tal decisão.
Se usarmos o SCOR (Supply Chain Operations Reference) como modelo de referência teremos que analisar cinco macro processos para optar entre a centralização ou descentralização dos CDs: Planejamento, Abastecimento, Produção, Delivery e Logística Reversa. Todas estas áreas serão atingidas. Mas, com certeza, o setor de Delivery seria um dos mais afetados, por lidar com os fluxos de entrega. Veja Mais!
12 – Quais são as Vantagens da Automação em Processos Logísticos?
A Automação de maneira bem geral é um processo que envolve investimentos em maquinários e softwares, com o intuito de eliminar tarefas repetitivas, dando maior precisão às rotinas operacionais, aumentando desta forma a eficácia e a eficiência de seu processo.
E quais são as opções? São inúmeras as possibilidades. Depende sempre do tamanho da operação. Entre outras coisas, você pode ter, por exemplo, uma estrutura Autoportante, com a altura de um prédio 10 andares, controlado inteiramente por robôs e computadores, com Transportadores (esteiras rolantes) e Transelevadores, onde os produtos são identificados por códigos de barras ou etiquetas RFID (Radio Frequency Identification). Tudo controlado por um software WCS (Warehouse Control System), conectado a um programa WMS (Warehouse Management System), que por sua vez está ligado ao ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa. Ainda é possível incluir robôs antropomórficos (com grandes braços mecânicos, semelhantes aqueles que vemos em montadoras em automóveis) trabalhando na área de picking. Veja Mais!
13 – Qual é o tipo de armazém ideal para a minha empresa?
A escolha e a definição de um modelo de armazenamento é um grande desafio para empresas modernas. A definição de um sistema tem impacto direto na eficiência logística da organização; por isso, influencia os resultados globais do negócio e é mais do que padronizar rotinas de armazenagem e movimentação.
Quando falamos de logística, estamos tratando de processos estratégicos e complexos, que vão além das decisões imediatas, do que diz respeito à gestão de insumos e produtos acabados. Por isso, é importante que a estrutura de estoque e escoamento seja robusta e organizada. Veja Mais!
14 – Quais são os principais Coneceitos e Sugestões aplicados na Intralogística?
A Logística In House ou Intralogística envolve tudo aquilo que se refere ao gerenciamento, otimização e automatização do fluxo de matérias-primas e produtos acabados em uma empresa, seja no seu estoque ou nos centros de distribuição, combinando processos operacionais com sistemas de geração, controle e armazenamento de dados.
De acordo com Rogério Scheffer, Presidente da Águia Sistemas, empresa especializada nesse ramo, “Enquanto a Logística é a arte de gerenciar recursos, materiais e informações para organizar a cadeia de suprimentos e entregar produtos certos no lugar adequado, no tempo definido a um custo viável, a Intralogística está associada aos recursos, informações e materiais necessários para as atividades de Armazenagem, Movimentação e Expedição em um armazém, centro de distribuição ou indústria, ou seja, é tudo aquilo que acontece entre quatro paredes no universo logístico”. Veja Mais!
15 – Porque investir em armazenagem Porta Paletes?
Os Porta Paletes são estruturas que promovem um bom aproveitamento de espaços e ótima organização de estoques, através de estruturas facilmente adaptáveis.
Através da verticalização da armazenagem dos produtos, a estrutura torna a movimentação e o acesso aos pallets muito mais fáceis e ágeis, sendo possível adaptar-se em pequenos, médios e grandes estoques. Veja Mais!
16 – Como funciona a Assistência Técnica para Estruturas?
Para assegurar o funcionamento de estruturas, a Águia Sistemas disponibiliza assistência técnica especializada aos clientes oferecendo um pós-venda completo, colaborativo e capaz de manter a excelência das operações de quem a procura.
A assistência técnica é um serviço voltado para produtos montados, comercializados e remanejados pela Águia Sistemas. O serviço é feito de forma ampla e capacitada para determinar a fonte do problema em questão. Veja Mais!
17 – Como é realizada a Montagem de Estruturas?
A montagem é a etapa final do processo de fornecimento de um produto fabricado ou integrado pela Águia Sistemas. Neste momento, as estruturas projetadas, desenvolvidas, dimensionadas e fabricadas segundo as necessidades e especificações de cada cliente são, justamente, montadas no local determinado. Veja Mais!
18 – O Que é e como é feito o Remanejamento de Estruturas?
Remanejamento é um serviço disponibilizado pela Águia Sistemas que consiste em executar uma tarefa em uma estrutura já existente nas instalações. Portanto, o termo “remanejar” significa “alterar” a parte da estrutura anteriormente instalada para ter outras funcionalidades ou ajustá-las a novas configurações de layout. Veja Mais!
19 – Como é realizado o Comissionamento de Automação?
Comissionamento para projetos de Automação é o serviço prestado pela Águia Sistemas que abrange a verificação dos sensores e sinais elétricos dos sistemas instalados, garantindo um funcionamento ideal, conforme esperado pelo cliente.
Nessa etapa também é feita a colocação da programação no CLP (Controlador Lógico Programável), software e hardware que automatiza, controla e monitora processos específicos, maquinário ou linhas de produção. Veja Mais!
20 – Como é realizada a Montagem de Sistemas de Automação?
O serviço de Montagem de Sistemas de Automação diz respeito à alocação dos sistemas em local definido no projeto.
Abrange tanto a montagem elétrica quanto mecânica, incluindo ferramentas como transportadores e pistas de roletes, garantindo que estejam em ótimas condições de funcionamento. Esta etapa é responsável pela instalação dos cabos elétricos, ajuste dos sensores, colocação de botoeiras de emergência, colunas luminosas e cordas de emergência. Veja Mais!
21 – Como é realizada a Assistência Técnica pela Águia Sistemas?
A Águia Sistemas oferece o serviço de assistência técnica especializada que pode ser feita de forma remota, através de atendimento telefônico ou via e-mail. Nosso time realizará o acesso remoto à instalação ou temos a opção do envio de um técnico ao local para que realize a verificação pessoalmente.
A assistência é feita em sua totalidade pela equipe Águia Sistemas. No entanto, isso pode variar conforme a demanda contratada e urgência do serviço, abrindo possibilidade para terceirização. Veja Mais!
22 – Como é o feito o estudo da necessidade de cada projeto para Sistemas de Armazenagem?
Engenharia é responsável pela modelagem da solução a partir de informações e identificação das necessidades específicas do cliente.
Dividido em 3 campos distintos, a Engenharia engloba toda a elaboração de tecnologias inovadoras oferecendo soluções baseadas nos anseios de cada área. Sendo eles: Engenharia de Projetos, Engenharia de Desenvolvimento e Engenharia de Obras. Veja Mais!
23 – Como é produzido cada projeto entregue pela Águia Sistemas?
Os Processos Industriais desenvolvidos pela Águia Sistemas consistem na transformação da matéria-prima para produção dos produtos de seu catálogo. Com isso, é responsável por definir e analisar quais materiais serão necessários para otimizar a produção e garantir que aconteça idealmente.
A equipe de Produção da Águia Sistemas conta com cerca de 265 colaboradores ativos, entre Auxiliares, Operadores e Líderes de Operação. Os profissionais contam com larga experiência na resolução de problemas e desenvolvimento de produtos segundo normas utilizadas para padronizar a qualidade do que é entregue. Veja Mais!
24 – Como a Águia Sistemas analisa a qualidade da matéria-prima?
A Águia Sistemas realiza o Ensaio de Propriedades Mecânicas consiste em uma série de métodos utilizados para medir e analisar as propriedades mecânicas de materiais, sistemas e estruturas. Dessa forma, busca entender o comportamento do material utilizado e como se comporta o produto antes, durante e após a utilização, além de entender como as condições de uso afetam as instalações.
Esse ensaio é realizado através de uma parceria entre a equipe de especialistas do setor de Engenharia da Águia Sistemas, profissionais capacitados da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Órgão Certificador (SGS) responsável pela inspeção, verificação, testes e certificação de estruturas. Veja Mais!
25 – Como a Águia Sistemas garante a qualidade das soluções para cada cliente?
A Engenharia de Qualidade é um serviço oferecido pela Águia Sistemas que busca garantir que os produtos e sistemas oferecidos sejam da mais alta qualidade, atendendo aos requisitos e expectativas. Dessa forma, está diretamente conectada à segurança dos artigos, por garantir sua excelência de funcionamento e extinguindo os riscos oferecidos.
A equipe da Engenharia da Qualidade da Águia Sistemas é formada por 13 profissionais que trabalham com o objetivo de garantir a qualidade de produtos e processos atuando no suporte de solução de problemas, melhorias e desenvolvimentos, buscando a excelência operacional com o intuito de entregar o melhor produto com a melhor experiência ao cliente. Veja Mais!
26 – A Águia Sistemas realiza a criação de Projetos em 3D?
Sim, a Águia Sistemas dispõe de recursos e softwares específicos para a elaboração de projetos em 3D durante a etapa de definição de conceito, visando melhor qualidade na transmissão de informações acerca da solução e garantindo maior assertividade por meio da possibilidade de compatibilização entre projetos civis, elétricos e de prevenção contra incêndio e pânico.
Sem nenhuma dificuldade, é possível que qualquer pessoa navegue pelo layout fazendo uso de uma ferramenta online e gratuita de fácil aprendizado, não ficando restrito à um time técnico o domínio e apresentação do projeto, de forma bastante didática e transparente. Veja Mais!
27 – Trabalho com grandes volumes de produtos marcados com data de validade prolongada, qual a estrutura mais indicada?
É importante entender que tanto o Drive-in quanto o Drive Through são sistemas de armazenamento compactos em profundidade ideais para produtos paletizados. Dessa forma, conseguem garantir que os itens sejam mantidos uns sobre os outros coordenadamente, protegendo produtos e mantendo a organização.
Empresas que trabalham com grandes volumes de um mesmo item, entrada e saída de um alto número de produtos e pouca variedade de SKUs podem ser beneficiadas diretamente, especialmente em operações de Armazenagem Expedição por bateladas. Isso acontece, pois ambos têm uma forma específica de operação que evita a retirada desordenada de produtos, sempre priorizando uma operação organizada. Veja Mais!